Buscar

A Pedra da Eloquência – Blarney Stone

Atualizado: Mai 22


A pedra da Eloquência está inserida na torre do Castelo de Blarney desde 1446, quando o castelo atual foi construído. Conforme diz a lenda, se alguém beija a pedra recebe o dom da eloqüência e adquire a habilidade da adulação.


A palavra “blarney”, que significa bajulação ou conversa-fiada, supostamente entrou em uso após um incidente envolvendo o chefe da família MacCarthy, Cormac Teige MacCarthy e a rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra e a Irlanda no período de 1558 a 1603. A rainha enviou o conde de Leicester para tomar o controle do Blarney Castle, mas o conversador McCarthy conseguia adiar a apropriação de seu castelo. A rainha ficou irritada com os relatos do conde sobre a falta de progresso no assunto e pronunciou algo no sentido de que os relatórios eram todos "Blarney".


Será que é daí que vem a expressão “blá, blá, blá”?


Por mais de 200 anos, pessoas famosas se juntam aos milhares de visitantes que vem todos os anos “beijar a pedra” Mas para dar o beijo não é uma tarefa fácil. Como a pedra está na parede, você tem que se deitar, alguém te agarra pela cintura ou pelos tornozelos e você se inclina para trás saindo do parapeito e de ponta cabeça beija a pedra. E pronto! Acontece como mágica!!



Ninguém sabe ao certo a origem da pedra e como a lenda surgiu. Existem muitas teorias a respeito e aqui vão as minhas favoritas.


Para alguns a pedra que era o travesseiro de Jacó, foi trazida para a Irlanda pelo profeta Jeremias. Aqui ela se tornou o Lia Fail ou 'Pedra da Coroação', onde os antigos reis irlandeses eram coroados – a pedra falava ou gritava sempre que uma pessoa de real descendência irlandesa ou escocesa tomava posse, sentando ou tocando nela. Diz a lenda que a pedra foi então removida para a Escócia, onde serviria com o seu poder profético da sucessão real, como a Pedra do Destino.


Quando Cormac MacCarthy, que era o rei de Munster, enviou cinco mil homens para apoiar o escocês Robert Bruce em sua luta contra os ingleses na batalha de Bannockburn em 1314, uma parte da histórica Pedra do Destino foi dada a MacCarthy pelos escoceses em gratidão pela ajuda - e retornou à Irlanda.


Outra lenda diz que pode ter sido trazida à Irlanda quando cavaleiros voltavam das Cruzadas - a 'Pedra de Ezel', por trás da qual Davi se escondeu quando fugiu de seu inimigo, Saul. Alguns afirmam que foi a pedra que jorrou água quando atingida pelo cajado de Moisés.


Esta outra lenda envolve a deusa Clíodhna e Cormac Laidir MacCarthy. Cormac estava preocupado com um processo jurídico e temia que a decisão final seria contra ele. Ele pediu ajuda para a deusa Clíodhna e ela lhe disse para beijar a primeira pedra que encontrasse no caminho para o tribunal. De manhã, MacCarthy beijou a primeira pedra que encontrou e imediatamente recebeu a habilidade de falar com eloqüência. MacCarthy ganhou seu caso e depois trouxe a pedra para ser incorporada ao parapeito do seu castelo.


O site oficial do Blarney Castle diz que “acreditamos que uma bruxa salva de afogamento revelou seus poderes aos MacCarthys”. Como a história conta, a bruxa simplesmente disse aos MacCarthys sobre a grande força da pedra em agradecimento por salvarem sua vida.




Qualquer que seja a lenda verdadeira, voce só poderá descobrir se vier aqui sentir in loco esta energia, cheia de história e misticismo. O castelo está localizado em um grande parque com jardins, floresta, e monumentos. A paisagem é mágica. E a vila de Blarney é pitoresca e oferece boas opções de bares e locais para compras.



#minhairlanda #keepdiscovering #blarneystone #cork #blarneycastle #lendasirlandesas #guiadeturismo #visitandoairlanda #inspiração #turismocultural #virtuoso

#guiabrasileironairlanda #AtgiTouristguides #FEG_QualifedTouristGuides #tourcultural



22 visualizações

Contato

Claudia Ozelame

Guia Brasileira na Irlanda 

Dublin 13

Rep. da Irlanda 

​​

Tel/Whatsapp 00353 (0)87 632 4660

Cozelame@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

© 2023 by Personal Life Coach. Proudly created with Wix.com