top of page
Buscar

O que você sabe sobre St Patrick?

Sua história e suas lendas


Se acredita que St Patrick nasceu no País de Gales em torno de 387 d.C., em uma família romana. Quando tinha 16 anos, ele foi capturado por “Niall of the Nine Hostages” e trazido para a Irlanda, que na época era chamada pelos Romanos de “Hibernae”, terra gelada.


Patrick foi vendido como escravo e viveu por seis anos nas montanhas no norte da Irlanda cuidando de animais e teve então a oportunidade de aprender a língua local. Numa certa noite apareceu-lhe uma visão que dizia que tudo estava arranjado para seu retorno a Britannia. Ele largou tudo e voltou para casa.


Decidido a servir a Deus, viajou para a França para estudar a doutrina cristã. Quando ordenado Bispo, em torno de 432 d.C, com a benção papal, ele retornou à Irlanda com a missão de converter os pagãos ao cristianismo.

St Patrick com chapéu de Bispo, aqui representado com as cobras
St Patrick Santo Padroeiro da Irlanda


Há muitos lugares na Irlanda que fizeram parte de sua peregrinação pelo país.


Croagh Patrick no condado de Mayo, Irlanda

Um deles é "Croagh Patrick", ou monte de Patrick, que fica no condado de Mayo. Ali St Patrick fez jejum por 40 dias e 40 noites durante a Quaresma, depois de expulsar para o mar todas as cobras da ilha.


Ele foi chamado também ao lago conhecido como "Lough Derg". Conforme a lenda, St Patrick lutou com um monstro e o matou, fazendo com que parte da água do lago se tornasse vermelha. Lough Derg tornou-se local de peregrinação por dizerem que as cavernas no lago continham a entrada do Purgatório, e os peregrinos passavam uma noite nessas cavernas como penitência.


Mesmo que as colinas de Armagh na província de Ulster pertencessem a um chefe local irlandês chamado Daire, a terra foi doada a St Patrick, quando ele ressuscitou o chefe, lhe retornando a vida. Ali foi construída uma grande igreja de pedra em 455 d.C, que St Patrick proclamou como a catedral mais importante da ilha.


St Patrick's Cathedral gates with church in the back
St Patrick's Cathedral em Armagh, Irlanda do Norte

St Patrick faleceu no dia 17 de março e já tinha pedido que queria ser enterrado em Saul, no condado de Down, onde ele construiu sua primeira capela e dali iniciou sua peregrinação pela Irlanda.


A jornada de St Patrick de converter a população ao cristianismo não ficou contida somente a Irlanda, hoje se celebra seu dia em quase todo o mundo. E é uma ocasião para vestir o mundo de verde.


Eu também já encontrei St Patrick.... e você?

Eu e St Patrick nos jardins da Catedral em Dublin

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page