top of page
Buscar

Uma prova de amor eterno – Anel de Claddagh

O famoso "Claddagh" é um anel irlandês oferecido como prova de amor a muitas gerações. Também usado como anel de noivado ou de casamento devido a sua simbologia: as duas mãos representando a amizade, o coração representando o amor e a coroa representando a lealdade. Conhecido por mais de 300 anos, o uso do anel teve sua origem em Claddagh, uma pequena vila de pescadores no condado de Galway, na Irlanda.





várias histórias que explicam o surgimento da lenda, mas a minha preferida é a de Richard Joyce, uma clássica história de amor. Ele viveu no século 17 e numa viagem por mar foi capturado por piratas e levado como escravo. No Marrocos foi vendido a um ourives que estava em busca de um assistente, quando então aprendeu o ofício. Ele era muito habilidoso e querido pelo seu dono.


Quando o rei inglês da época conseguiu que os escravos ingleses fossem libertados, Joyce queria muito voltar a sua terra natal em Galway. Seu patrão ofereceu a mão da filha em casamento e participação no negócio mas ele recusou, porque o que mais queria era retornar aos braços de sua amada. Após 14 anos de espera ,para demonstrar o seu amor, ele deu a ela o Anel de Claddagh.


O costume do anel depois se espalhou por toda a Irlanda. Era comum as mães entregarem anéis às filhas como herança de família. Quando os irlandeses migraram para outros países levaram a tradição consigo.


Seja qual for a lenda do anel, ele é usado para mostrar o seu status de relacionamento, tanto para homens ou mulheres, em 3 formas diferentes:


- se usado na mão direita com o coração apontado para fora – a pessoa é solteira e livre;
- se usado na mão direita com o coração apontado para dentro – a pessoa está namorando, está em um relacionamento;
- se usado na mão esquerda significa então que a pessoa está casada ou noiva – seu coração já tem dono.

Acredita-se que o anel de Claddagh seja baseado nos Anéis de Fede, usados nos tempos do Império Romano. Os anéis Fede foram acessórios muito populares na Europa Medieval e consistiam em um par de mãos entrelaçadas que simbolizavam confiança, fé ou fraternidade.


A vila de Claddagh (An Cladash em gaélico que significa costa pedregosa) está localizada na área onde o rio Corrib encontra o Oceano Atlântico, colada a cidade de Galway. A vila existia muitos antes da fundação da cidade, e tinha seu próprio rei e comércio. Na década de 30 o governo regenerou o local, instalando infra-estrutura básica e as características peculiares da arquitetura da vila de pescadores foi perdida, mas sua cultura continua forte.





A popularidade do anel Claddagh é grande e ele foi usado por celebridades, políticos e realeza. Até a "Buffy the Vampire Slayer", recebeu um anel na série de TV. O anel aparece em muitos filmes e inclusive existem muitas canções contando suas lendas.


Na cidade de Galway há um pequeno museu ilustrando a história da vila e do anel e joalherias que vendem o anel original. Se voce quiser ofertar o autêntico anel de Claddagh vai ter que vir até aqui.




Seja qual a história de sua criação, sem dúvida o Anel de Claddagh hoje é um simbolo de amor e para celebrar o dia dos Namorados, divido esta lenda com vocês.


861 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page